Foto: Style me Pretty/ Shutterstock

Organizar um casamento é uma tarefa deliciosa, mas que exige muita dedicação. Muitos detalhes devem ser levados em conta e especialistas do ramo de festas recomendam um período de um ano para deixar tudo em ordem.

O papel da assessora (ou cerimonialista/wedding planner) é fundamental e faz toda a diferença neste cenário. Ela é a responsável pela gestão do casamento como um todo e vai acompanhar os noivos do começo ao fim dos preparativos.

Entre suas tarefas está indicar os melhores fornecedores de acordo com o orçamento do casal e o estilo da cerimônia e festa, além de acompanhar os noivos em degustações e visitas técnicas.

A assessoria também cuida da verificação dos contratos para que todas as cláusulas importantes sejam inclusas, administra o cronograma, cuida do RSVP e faz a ponte entre os fornecedores.

Já no dia do casamento, é ela que acompanha a montagem e desmontagem da festa, garante que os prazos sejam cumpridos, cuida do cerimonial e resolve eventuais imprevistos.

Algumas profissionais se encarregam, inclusive, de detalhes como a devolução dos itens alugados, como trajes e bolo cenográfico.

Como e quando contratar

O ideal é contratar a assessoria desde o início, quando se define a data do casamento.

O mais importante é que os noivos se identifiquem com o modo de trabalhar da assessoria, e que a profissional escolhida respeite o estilo e as vontades do casal.

Vale marcar uma reunião para alinhar expectativas e conhecer melhor o portfólio da cerimonialista.

Para saber se a empresa tem credibilidade, o mais indicado é pesquisar referências e opiniões em sites, com ex-clientes, com outras noivas e com profissionais do mercado.