A organização é um dos pontos mais importantes para ter um home office eficiente e confortável – no entanto, ela também costuma ser bem difícil de manter. Descubra as dicas que te ajudam a montar um espaço sempre bonito e bem arrumado e otimize o seu local de trabalho.

Conforto e personalidade

Um escritório precisa trazer a sensação de bem-estar e conforto para manter seu foco nas tarefas, portanto, tente manter o equilíbrio na hora de decorar. “Um home office já tem muita informação por conta dos objetos de trabalho, então as cores claras, principalmente nas paredes, são aconselhadas para dar a sensação de um ambiente maior e isso ajuda a deixar tudo mais calmo. Se você quer um pouco mais de estilo, pode usar um papel de parede com textura e com cores que sejam mais lavadas e neutras, o que também ficará bem bacana. A sua personalidade pode vir nos itens de decoração menores, como quadros, fotos e objetos pessoais”, explica a arquiteta Cris Paola.

Personalização, aliás, é um ponto importante – contanto que os enfeites não acabem tirando a sua praticidade. “Você tem que ter elementos que gosta, porque este é um espaço muito pessoal e que deve te dar a sensação de ser o seu canto. Coloque itens que tenham a ver com você, mas sem entulhar por toda a parte”, indica.

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Bancada na medida certa

Uma bancada bem pensada e com o tamanho certo é outro ponto importante da organização, afinal, ter menos espaço do que você precisa resulta rapidamente em um ambiente amontoado e confuso. “A melhor opção para quem tem um cômodo pequeno é ter uma bancada fixa na parede, que te permite trabalhar e ainda ter áreas livres. A profundidade e a largura são muito importantes, e o mínimo é 1 metro de largura por 70 centímetros de profundidade. Menos que isso você vai ficar desconfortável”, conta.

Armazenando livros, documentos e objetos

O que mais leva à desorganização é a falta de um bom planejamento e de locais para manter todos os itens que estão relacionados ao trabalho, então é preciso aproveitar os cantos com sabedoria. “Se você usou a bancada, pode lançar mão de um gaveteiro de 40 centímetros de largura embaixo para poder colocar seus papéis, canetas e o que mais for preciso. Fica tudo sempre por perto e é fácil de guardar rápido depois de usar”, aponta.

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Para os livros, o ideal é economizar espaço no chão e apostar nas prateleiras e nichos, que vão manter tudo no lugar sem precisar de vários móveis tomando centímetros valiosos. “A largura é o mais importante, porque livros pesam e você precisa distribuir bem esse peso. O mais indicado é ter vários nichos ao invés de uma prateleira muito grande, porque você consegue organizar tudo sem correr o risco de cair. Para quem não gosta de deixar tudo à vista, os nichos basculantes, que ficam fechados com madeira ou vidro, são boas opções”, indica a especialista.

O problema do escritório é a pilha de papéis e contas que ficam soltos pela mesa? “Organizadores são ótimos, porque manter tudo em seu devido lugar é importante para que você consiga render mais. Bandejas em cima da bancada com uma identificação são uma boa dica para manter a ordem do espaço”, esclarece. Latas e suportes para canetas, clipes e demais miudezas que você usa muito também tomam pouca área útil da sua bancada e são eficientes.

Cabos organizados

Um home office costuma ter vários fios por conta de computadores, impressoras, telefones e carregadores de celular, o que pode resultar em uma enorme poluição visual. “Se você tiver mantido a profundidade mínima na bancada é possível mandar fazer um fundo falso sob essa mesa para colocar as tomadas e fios ali. Calhas de mesa, que vem com várias tomadas, também são muito usadas em escritórios e você encontra em qualquer loja de ferragens. O ideal é que exista uma tomada para liga-las logo abaixo de onde serão fixadas”.