Foto: G-Stock Studio/Shutterstock

Se adaptar ao trabalho em casa nem sempre é uma tarefa fácil – afinal, é preciso não só criar uma nova rotina, como também manter o foco em um ambiente que oferece diversas distrações. Para te ajudar a melhorar o desempenho e deixar a sua rotina mais prática, o blog revela os maiores inimigos da produtividade e como superar cada um.


Foto: LightField Studios/Shutterstock

Sair da sua estação de trabalho

Trabalhar na cama ou no sofá pode parecer confortável, mas nem sempre é a melhor pedida. “Costumo dizer que não existe conforto na zona de crescimento, e quando você faz isso se entrega a um sabotador. Claro que o sofá é convidativo no frio, mas é um hábito prejudicial para a produtividade e a mente. Além de tirar do ritmo de trabalho, isso ainda pode trazer prejuízos como dores nas costas, que vão atrapalhar a sua atenção”, explica o especialista em gestão de pessoas e liderança, Francisco Almeida

Não ter um ritual de trabalho definido 

Os horários parecem bagunçados, e você esquece com frequência do almoço ou mesmo do final do expediente? Então é hora de organizar. “Se você tem rituais, como horário para acordar, se vestir e fazer refeições, dificilmente terá dificuldade em ser produtivo. Isso porque acaba criando hábito e tendo uma direção para não se perder. Criar uma rotina deixa menos sofrido para o corpo e para a mente, e te ajudam a evitar atividades que são alheias ao trabalho no momento errado”, indica. 


Foto: Jelena Zelen/Shutterstock

Não eliminar distrações ou gerenciar bem o tempo

Deixar de gerenciar o seu tempo é outro problema comum, e que precisa ser resolvido o quanto antes. “A mentoria mais solicitada hoje é exatamente sobre a gestão de tempo. Nós precisamos nos lembrar que existe uma tríade importante e que deve seguir de guia: o importante, o urgente e o circunstancial. 70% do seu tempo de trabalho deve focar no importante, 20% no urgente (ou seja, aqueles problemas que surgem e precisam ser resolvidos na hora) e 10% para o circunstancial. Quando você inverte isso, acaba sendo improdutivo. O mesmo acontece quando você se deixa distrair pelo celular, pela televisão e outras coisas que não estão relacionadas ao trabalho. Uma dica é usar a tecnologia a seu favor, porque hoje já temos aplicativos que te ajudam a gerenciar bem o tempo, e até bloquear notificações, redes sociais e programas que tiram a sua atenção”, revela.

Não respeitar o espaço e a rotina familiar

Nem sempre é possível encontrar um espaço privado para o home office, mas é preciso ao menos negociar com todos os familiares para que as distrações e interrupções permaneçam no mínimo: “Um dos sabotadores que mais vemos é a não compreensão dos familiares e amigos. Claro que existem situações que não podemos controlar, mas é necessário encontrar uma fórmula que funcione na sua casa. Precisamos conversar para combinar horários e locais da casa, especificando quando cada um usará aquele espaço. É preciso cuidar disso com muito amor, para que você não seja interrompido e nem acabe interrompendo e atrapalhando os outros moradores da casa”.