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Para quem depende do home office, janeiro é o mês ideal para focar na organização e começar o ano com mais conforto e produtividade – com cuidados simples, mas que podem fazer toda a diferença mais tarde. E para te ajudar, a  personal organizer Margô Belloni dá três dicas que são indispensáveis.


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Reorganize os papéis

É muito comum ir acumulando papéis ao longo do ano – um descuido que gera muita bagunça e ainda atrapalha a eficiência do seu espaço. “Esse é o momento de olhar para tudo o que você tem e separar o que precisa ser guardado e o que deve ser descartado. Tem muita papelada que perde o sentido  rapidamente, e que podemos transformar em rascunho ou reciclar. Já os documentos que devem ser guardados precisam sair de cima da mesa ou das gavetas para serem organizados em um arquivo, pasta ou plástico com tudo o que for do mesmo período. Aproveite e faça o mesmo com os cartões de visita, descartando os que você não vai utilizar e mantendo eletronicamente ou em uma caixa os que são pertinentes”, explica.

Substitua (e adquira!) o que é necessário

Notou que algo não estava prático ou funcionando como deveria? Então esse é o momento de mudar! “Se percebeu que o espaço não estava tão funcional quanto gostaria, então execute as mudanças necessárias. Aproveite que o mês é mais tranquilo para encontrar soluções e substituir aparelhos quebrados ou obsoletos para que tudo fique mais cômodo e eficiente quando a rotina começar a ficar corrida”, indica.

Se você ainda não tem um espaço específico para se dedicar ao trabalho ou estudos essa também é a hora de pensar em onde preparar esse cantinho. “Busque um lugar da casa que tenha tranquilidade e que te permita dar continuidade às tarefas sem interrupções. Também é importante que não seja um espaço que você usa para outras atividades (como a mesa de jantar), para que não seja necessário tirar e recolocar tudo diariamente. Isso é muito importante para conseguir ter foco e não interromper o raciocínio”, adverte.


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Faça um planejamento

O ideal é sempre fazer o planejamento no final do ano anterior – mas, se você não teve tempo, pode ficar tranquilo: ainda dá para correr atrás. “Comece repassando tudo o que ficou pendente em 2018 e que precisa ser retomado, ou o que não deu certo por falta de tempo ou qualquer outro motivo. Depois é bacana fazer uma nova lista com o planejamento das suas metas, objetivos e necessidades para esse ano dividindo mês a mês. Coloque tudo em um planner, um caderno ou uma agenda para que você consiga ter um norte, agendando o que for necessário e sabendo claramente de seus objetivos”.