Foto: G-Stock Studio/Shutterstock

Passar do escritório para o trabalho home office representa uma grande mudança na rotina e pode ser um verdadeiro desafio. Mas, acredite, não é preciso entrar em pânico: com a estratégia certa, é possível driblar as dificuldades e ainda manter uma alta produtividade e eficiência. O especialista em gestão de pessoas e liderança, Francisco Almeida, dá quatro dicas consideradas indispensáveis para o sucesso profissional em casa.


Foto: G-Stock Studio/Shutterstock

Estabeleça uma rotina

A quebra de rotina e a falta de limites entre trabalho e vida pessoal são armadilhas comuns ao adotar o esquema de home office, uma combinação perigosa quando o assunto é ter um bom desempenho. “A casa não foi um ambiente criado mentalmente e emocionalmente para o trabalho, e por isso é indispensável adotar uma disciplina e novas regras visando a produtividade e a mudança dessa programação. O primeiro passo é a elaboração da sua nova agenda, com horário para entrar, para almoçar e para parar. Não caia no erro de trabalhar até tarde e de ultrapassar a carga horária com frequência, porque isso cria um desgaste que afeta negativamente a sua produtividade em médio e longo prazo. A vida não é só profissional, e quem mais produz é quem está satisfeito com ela como um todo”, explica. 


Foto: Africa Studio/Shutterstock

Monte a sua estação 

Mesmo que você não tenha um cômodo extra para um escritório, é muito importante criar uma estação de trabalho – um espaço com o menor número de interferências externas e com tudo o que você precisa para realizar as suas tarefas. “É preciso escolher o local mais propício possível e negociar com a família para evitar o barulho e as interrupções. Prepare uma mesa com o seu notebook e outras ferramentas necessárias, e tente trazer alguns objetos e decorações do seu antigo escritório. Isso ajuda bastante a criar foco nas suas obrigações e a evitar as distrações que atrapalham o nosso desempenho”, completa. 

Vista-se para o trabalho

Passar o dia todo de pijama é uma ideia tentadora, no entanto, isso pode atrapalhar o desempenho e acabar prejudicando a realização das suas tarefas. “Pode parecer bobagem, mas se vestir para trabalhar é uma regra muito importante no home office. Quando estamos de pijamas ou roupas de descanso, o nosso cérebro tem dificuldade de entender que aquele não é um momento de relaxamento, principalmente estando dentro de casa. Precisamos abastecer a nossa cabeça de informações voltadas ao trabalho, e a roupa que usamos também faz parte disso”, conta. 


Foto: Jelena Zelen/Shutterstock

Faça pausas

É muito comum mergulhar no trabalho na tentativa de ser mais produtivo, mas o especialista garante que essa nem sempre é a melhor estratégia: “Vale muito mais a pena se levantar um pouco, se afastar e se alongar. Se você entrou para trabalhar 9h e fez o almoço por volta de 12h ou 13h, o recomendado é tirar cerca de 15 minutos perto das 16h. Tome um café e caminhe um pouco, porque isso reabastece as energias, reduz dores e ajuda a melhorar o foco”.