Foto: VGstockstudio/Shutterstock

Trabalhar com home office é uma realidade cada vez mais comum – e se por um lado te permite mais liberdade para executar as suas tarefas e equilibrar a vida profissional com a pessoal, por outro nem sempre é fácil manter o foco e conseguir realizar bem todas as suas atividades. Para te ajudar a resolver essa equação, o blog traz dicas valiosas para eliminar as distrações e ter mais produtividade.

“Sempre que pensamos em home office é preciso analisar o cenário completo e se apoiar em um tripé que é indispensável para trabalhar de maneira produtiva: organização, tanto pessoal quanto geográfica, automotivação e hiperfoco“, explica o coach Francisco Almeida, especialista em Gestão de Pessoas e Liderança, professor, empresário e com MBA em Administração.


Foto: Roman Samborskyi/Shutterstock

Organize o seu espaço

Vai começar a preparar o seu escritório em casa? Então é preciso pensar bem em quais atividades você vai desempenhar para conseguir ter os equipamentos necessários, além de encontrar um local apropriado, onde exista o mínimo de interrupções. “Nós temos que pensar em transformar uma parte física da casa no local de trabalho, porque se você não tem uma atmosfera apropriada não consegue ter um bom resultado. A sua mente precisa estar completamente voltada para as tarefas, e uma estação de trabalho muito bem preparada é o início de tudo“, indica.

Crie uma rotina

Ainda no quesito organização, é primordial preparar uma rotina de trabalho – mesmo que ela não seja das mais tradicionais. “Nós precisamos ter horário para acordar, para começar o trabalho, para almoçar e para desligar como em um escritório tradicional. Sempre vai existir um período de adaptação que vai mostrar os detalhes e as pequenas ocorrências do dia a dia, e com o tempo você vai entender qual rotina funciona melhor para você. Mesmo que o seu horário não seja sempre fixo – o que é comum em algumas áreas – você tem que ter regras. Planeje diariamente quanto tempo será utilizado para cada tarefa  de trabalho e para as tarefas pessoais, mesmo que os horários sejam estabelecidos por demanda e não de maneira totalmente fechada. Tudo é uma questão de praticar e se organizar”, esclarece.


Foto: ImYanis/Shutterstock

Mantenha o foco

O foco é um dos pontos mais importantes para conseguir bons resultados no home office, e também um dos mais difíceis de atingir. “Para que você tenha um hiperfoco é preciso evitar aquilo que te distrai, como a televisão ou as redes sociais, por exemplo. Tudo o que tira a sua atenção é um grande vilão da produtividade, então precisamos nos isolar mentalmente para executar as nossas tarefas, nos afastando de outras atividades, mesmo que elas também sejam de trabalho. Volte-se apenas para o que é necessário para aquela atividade específica. A tecnologia é uma ferramenta que pode te ajudar, mas só vai funcionar se você estiver disposto”, aponta. Aqui você encontra alguns aplicativos que podem te ajudar a eliminar distrações e organizar melhor o tempo.


Foto: Rawpixel.com/Shutterstock

Estabeleça metas e trabalhe a automotivação

E, claro, não adianta ter organização se você não estiver motivado – algo que vai influenciar também na sua quantidade de foco: “Quando você trabalha em uma corporação existe uma cadeira hierárquica, outras equipes e todo um ambiente que te motiva naturalmente pelas cobranças. Já quando está sozinho, a função de cobrar a entrega das tarefas no horário planejado é sua. Para isso, as metas inteligentes são grandes aliadas”, aponta.

Não conhece as metas inteligentes? Da sigla S.M.A.R.T, elas são uma ferramenta que tem como objetivo definir metas com cinco atributos essenciais para realizar um bom trabalho. De acordo com a técnica, cada atividade deve ser específica (Specific), ou seja, com objetivo bem definido, mensurável (Measurable), atingível (Achievable), relevante (Relevant) e com um tempo (Time) definido para que ela se cumpra. Se uma meta não se encaixa nesses cinco quesitos, então talvez ela precise ser repensada. “A melhor maneira de se automotivar é usar as metas inteligentes e que você consiga cumprir – não adianta querer abraçar o mundo, porque não será possível realizar tudo e isso gerará desmotivação. Destrinche cada objetivo em vários passos para assim ser lembrado em vários instantes do que precisa ser feito e, consequentemente, se motivar”, completa.