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O blog já te contou como uma mesa de trabalho desarrumada pode impactar negativamente na sua produtividade, no entanto, com tantos eletrônicos, documentos e objetos necessários para o trabalho, nem sempre é fácil manter tudo organizado. O blog traz dicas práticas para resolver o problema e acabar de vez com a bagunça.

Eletrônicos x bancada

Nem sempre basta apenas um notebook ou computador para realizar todas as suas tarefas, e é preciso ter um espaço adequado para acomodar todos os eletrônicos que forem indispensáveis sem gerar bagunça. Para ter conforto, calcule a largura e comprimento da sua bancada com pelo menos 15 cm de sobra para cada objeto. De maneira geral, estima-se que uma mesa de trabalho precise de pelo menos um metro de largura e 70 cm de profundidade.

Organize os cabos

Um home office costuma ter vários fios por conta de computadores, impressoras, telefones e carregadores de celular, o que pode resultar em uma enorme poluição visual. “Se você tiver mantido a profundidade mínima na bancada é possível mandar fazer um fundo falso sob essa mesa para colocar as tomadas e fios ali. Calhas de mesa, que vem com várias tomadas, também são muito usadas em escritórios e você encontra em qualquer loja de ferragens. O ideal é que exista uma tomada para liga-las logo abaixo de onde serão fixadas”, explica a arquiteta Cris Paola.

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Verticalize livros e outros objetos

O que mais leva à desorganização é a falta de um bom planejamento e de locais para manter todos os itens que estão relacionados ao trabalho, já que a mesa nem sempre comporta tudo isso de maneira prática e organizada. “Se você usou a bancada, pode lançar mão de um gaveteiro de 40 centímetros de largura embaixo para poder colocar seus papéis, canetas e o que mais for preciso. Fica tudo sempre por perto e é fácil de guardar rápido depois de usar”, indica.

Para os livros, o ideal é economizar espaço no chão e apostar nas prateleiras e nichos, que vão manter tudo no lugar sem precisar de vários móveis tomando centímetros valiosos. “A largura é o mais importante, porque livros pesam e você precisa distribuir bem esse peso. O mais indicado é ter vários nichos ao invés de uma prateleira muito grande, porque você consegue organizar tudo sem correr o risco de cair. Para quem não gosta de deixar tudo à vista, os nichos basculantes, que ficam fechados com madeira ou vidro, são boas opções”, aconselha a especialista.

O problema do escritório é a pilha de papéis e contas que ficam soltos pela mesa? “Organizadores são ótimos, porque manter tudo em seu devido lugar é importante para que você consiga render mais. Bandejas em cima da bancada com uma identificação são uma boa dica para manter a ordem do espaço”, esclarece. Latas e suportes para canetas, clipes e demais miudezas que você usa muito também tomam pouca área útil da sua bancada e são eficientes.