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Um home office pequeno pede mais cuidado com a organização para evitar bagunça e funcionar com a eficiência que você precisa – e se manter tudo em ordem tem sido um verdadeiro desafio, saiba que é possível virar esse jogo! O blog te dá cinco dicas para driblar a falta de espaço e manter o seu ambiente de trabalho bem arrumado e funcional.

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Organize os cabos

Cabos são o principal fator de bagunça no home office, gerando desorganização visual, juntando poeira e até dificultando o acesso aos fios que você precisa. “Uma boa maneira de melhorar tudo isso é fazer uso de uma régua com a quantidade certa de saídas que você precisa para ligar tudo o que está relacionado ao trabalho e fixá-la atrás ou embaixo da mesa (você pode fazer isso com a ajuda de parafusos ou adesivos de fixação) para ter tudo ao alcance. Outra dica é usar os organizadores de fio, que impedem aquele emaranhado e mantém tudo no lugar”, explica a personal organizer Juliana Faria.

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Invista em tecnologia

Outra boa solução é fazer uso da tecnologia para reduzir o uso de espaço físico de tudo o que for possível, deixando mais espaço livre na bancada. “Itens como mouse, teclado e carregadores de celular podem ser substituídos pelas versões sem fio, que ajudam muito a diminuir a bagunça. Também vale deixar de lado os livros e documentos impressos e apostar nos apps que sobem e disponibilizam isso tudo na nuvem. Essa é uma alternativa que tem tornado a vida profissional de muitos dos meus clientes mais prática, já que nem sempre é preciso ter uma cópia física de tudo”, conta.

Resolva a papelada

Você precisa ter anotações e arquivos impressos? Então é preciso arrumar um local para guardar tudo isso sem ocupar muito da bancada ou deixar acumulado pelos cantos. “Em escritórios muito pequenos o que ajuda bastante é o arquivo portátil, que é basicamente uma caixa com pastas dentro para organizar esses papéis. Elas são práticas e vêm em diversos tamanhos para colocar embaixo da mesa, em um cantinho perto do computador ou em uma prateleira. Se o número não é grande, bastam pastas ‘L’ identificadas por assunto, que podem ser guardadas no armário ou em revisteiros”, aponta.

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Verticalize

Se você tem pouco espaço na mesa, a grande solução é verticalizar ao máximo a sua estação de trabalho – uma adaptação simples, mas que faz toda a diferença. “Eu sempre aconselho ter prateleiras ou nichos, começando a cerca de 30 cm da bancada para que mesmo sentado você tenha acesso a tudo o que está ali. Coloque nela o que é mais utilizado, como agenda, bloco de anotações, canetas e arquivos que acessa muito e vá subindo conforme a ordem de importância. Organizadores de revista, aqueles abertos na frente, são ótimos para manter as suas pastas arrumadas e em fácil acesso”, indica. 

Planeje a organização

Você deixa para arrumar o home office apenas no dia da faxina, e convive com a desorganização do meio até o final da semana? Acredite, esse é um dos problemas mais comuns do trabalho em casa, e pode ser resolvido com uma rotina rápida de arrumação: “O ideal é sempre tirar 15 minutinhos na quarta-feira e na sexta-feira para fazer a organização básica, o que impede que tudo se acumule. Guarde aqueles papéis que precisam ser arquivados, jogue fora o que não será mais utilizado, limpe a mesa e retire o lixo. Dessa forma, você trabalha com mais conforto e não deixa a tarefa cansativa”.