Foto: Gorodenkoff/Shutterstock
De acordo com a Pesquisa Game Brasil (PGB) deste ano, o conhecimento e consumo de eSports e games online subiu 6,7% no país – com 73,4% dos brasileiros afirmando que jogam algum tipo de jogo eletrônico. E ao começar a explorar esse mundo de diversão e possibilidades, os novos usuários logo se deparam com um desafio inesperado: um vocabulário completamente novo, com jargões específicos que podem ajudar – ou atrapalhar – muito a interação e o desempenho. Para não ficar perdido, o blog preparou um dicionário com as principais expressões e siglas.
Ace: pode significar que todos os membros de uma equipe foram eliminados, ou no Counter-Strike, a um jogador único eliminando todos os seus inimigos.
AFK: “away from keyboard” ou, em tradução livre, “longe do teclado”. Significa que um jogador está logado em sua conta, mas não está disponível para conversar ou jogar.
APM: abreviação de “ações por minuto”, é utilizado em referência à velocidade que um jogador toma decisões durante uma partida.
Ban: banimento. Pode se referir à punição de um usuário por algum comportamento ruim ou ao ato de remover um personagem ou mapa de uma competição.
Buff: mudança positiva – e geralmente temporária – em um item, habilidade ou status dos personagens no jogo, aumentando a força e a eficiência. Eles acontecem por ação de algum personagem dentro de uma partida, o uso de um item ou por atualizações no game.
Build: agrupamento de customizações feitas para otimizar seu personagem, como habilidades, atributos e itens.
Bootcamp: quando equipes de eSports treinam fora das regiões ou país em que competem para jogar contra adversários de outros lugares e em novos servidores para aprimorar habilidades.
Calls: o termo se refere à tomada de decisões e orientações dadas durante a partida pelos membros da equipe.
Carry: jogador que tende a dar mais dano ao decorrer do jogo e que possui vantagens em lutas em grupo, às vezes “carregando” a equipe.
Cap: usado para sinalizar que o jogador está no nível máximo permitido pelo jogo em equipamentos e níveis.
CC: abreviação de “crowd control”, ou “controle de grupo”, em tradução livre. São itens ou habilidades usadas para prejudicar, impedir ou controlar um inimigo.
Coach: treinadores de equipes de esportes eletrônicos.
Counter: é o contra-ataque. Ou seja, a utilização de itens, habilidades e estratégias para neutralizar uma tática inimiga do adversário, levando em conta as habilidades específicas dele. Se o oponente é muito forte no ataque, por exemplo, você “countera” utilizando uma armadura de nível superior.
Comp: abreviação de “composition”, a composição dos personagens em uma equipe no jogo.
Cooldown: tempo de recarga de uma habilidade ou item.
Caster: em uma competição de eSport, é quem fica responsável pela transmissão da partida, como narrador e apresentador. Em jogos de RPG e MMO, refere-se às classes de personagens que precisam “castar” magias e habilidades, ou seja, precisam de um tempo entre o acionamento da habilidade e o dano ou ação esperados.
DPS: abreviação de “damage per second”, isto é, dano por segundo. Em games de MMO, refere-se aos personagens que compõem o grupo com a função de dar mais dano e, geralmente, ficar responsáveis pelas mecânicas de jogo dentro de dungeons ou desafios. Os DPS podem ser Melees (que atacam corpo a corpo) ou Ranged (dão uma grande quantidade de dano à distância).
Dungeon: mapa específico para treinar e matar inimigos. Deve ser jogado em equipes, que precisam explorar, vencer os monstros e desafios e chegar ao final com todos os seus membros. Dá experiência, itens e outras vantagens, como dinheiro.
DC: significa que o jogador foi desconectado do jogo, mas não por vontade própria – o game travou, a conexão caiu ou algum problema similar.
Early Game: “começo de jogo”. Geralmente utilizado para falar sobre a atuação de uma equipe ou jogador nos momentos iniciais da partida.
Engage: momento em que os jogadores iniciam um combate.
FPS: “frames per second”, ou “frames por segundo”, mede a velocidade em que as imagens são exibidas. Quanto menor for o FPS, mais lento o funcionamento de um jogo e o tempo de resposta do jogador.
Farmar: matar inimigos do mapa ou realizar ações para conseguir dinheiro, experiência ou itens necessários para otimizar o seu personagem ou equipamento.
Feed: morrer muitas vezes e dar muitas vantagens e recursos à equipe inimiga.
GG: abreviação de “good game”, isto é, “bom jogo”, utilizada ao final de uma dungeon, trial ou partida para agradecer aos demais jogadores.
Gear level: refere-se ao nível do equipamento, que em MMOs costuma ser maior que o nível do personagem e pode até impedi-lo de participar de certos desafios.
GH: abreviação de “good half”. Utilizada para dizer que um jogador teve bom desempenho na primeira metade do jogo.
Guild: guilda. Grupo formado por pessoas que estão dispostas a jogarem juntas para se ajudarem na conclusão de missões, desafios e ganho de status nos jogos. Muito comuns nos MMOs, podem ter uma casa “sede” e os membros precisam ser aceitos pelo chefe da guild.
Gank: termo muito utilizado em MOBAs quando um jogador sai de sua rota e se encaminha para uma outra para ajudar um companheiro de equipe ou conseguir vantagem na lane.
Healer: personagens que atuam principalmente curando, ressuscitando ou dando buffs e status positivos à equipe.
Lag: atraso no tempo de resposta entre a ação do jogador e o próprio jogo, geralmente causado por uma má conexão de internet ou servidor lotado.
Late Game: termo é utilizado para falar sobre a atuação de uma equipe ou jogador nos momentos finais da partida.
Line up: composição dos jogadores de uma equipe em uma competição.
Lane: rotas dos mapas de MOBA, geralmente divididas em Meio, Topo e Bot. Para cada lane existem formas diferentes de jogo e se utilizam determinados tipos de personagens.
MD3/MD5: abreviação de melhor de três e melhor de cinco. Se refere à quantidade de partidas que duas equipes irão disputar para vencer uma série.
Metagame: táticas e estratégias consideradas mais eficazes em um determinado momento no jogo.
Minions: unidades controladas por computador que auxiliam os jogadores nas rotas dos MOBAs.
Nerf: oposto do buff, acontece quando, nas atualizações do jogo, um item, personagem ou habilidade se torna mais fraco.
NPC: “non-player character”, ou personagem não jogável. Personagens comuns em MMOs, que podem ser utilizados apenas para compor cenários, para entregar quests ou vender e comprar itens.
OP: abreviação de “overpowered”. Um personagem, item, habilidade ou inimigo que esteja excessivamente forte dentro do jogo.
Party: equipe de jogadores necessários para um desafio, dungeon ou batalha.
Poke: ataques, geralmente à distância, em que um jogador tenta não ser atingido de volta para conseguir pequenas vantagens e pressionar o inimigo.
Patch: pacote de atualizações de um jogo, que pode trazer novas missões, mapas, classes, equipamentos ou alterações no modo de jogar.
Pro player: jogadores profissionais de esportes eletrônicos.
Pick: se refere à escolha de um personagem dentro de um jogo.
Quest: missão. Em MMOs costumam ser divididas em Main Quests (missões principais e relacionadas à história do jogo) e secundárias, para dar mais experiência, destravar recursos ou ganhar equipamentos e dinheiro.
Res: pedido de um membro da equipe para ser ressuscitado durante um combate.
Spawn: momento em que um jogador, monstro ou recurso surge ou “nasce” no jogo.
Split: nome dado a uma temporada de um campeonato. Alguns torneios possuem mais de uma temporada por ano, como o Campeonato Brasileiro de League of Legends.
Série: conjunto de partidas que definem a rodada de um torneio.
Skill: habilidade. É usado para se referir a uma habilidade ou talento de um personagem no jogo, como “cura” ou ataques diversos.
Stream: transmissão.
Tank: personagem capaz de receber muito dano sem perder muita vida/HP, mas com menor capacidade de infligir dano que o DPS. Costuma ir à frente dos DPS e Healers para conter os inimigos enquanto os demais utilizam suas habilidades de danos mais altos para eliminá-los.
TF/Team Fight: nome dado à luta em grupo, podendo incluir até mesmo todos os membros das equipes.
Wipe: quando, em um MMO, toda a party (grupo) morre, seja pela força dos inimigos ou pelo erro de mecânicas da luta pelos jogadores novatos. Pode, também, ser o pedido de um ou mais jogadores para que os jogadores que continuam vivos morram para reiniciar a partida (quando, por exemplo, você tem apenas dois jogadores vivos e um inimigo com HP quase cheio).