home officeFoto: gpointstudio/Shutterstock

O cantinho do escritório é um dos locais mais importantes para quem faz home office, afinal, boa parte da sua rotina acontece ali. E para realizar bem as tarefas é preciso encontrar o equilíbrio ideal entre conforto e estilo. Descubra como a decoração pode te ajudar e atuar a serviço da produtividade.

Pense na ergonomia

A ergonomia é um estudo da relação do ser humano com os ambientes para proporcionar mais bem-estar, algo que não pode ser esquecido em um bom espaço de trabalho. “O conforto é importantíssimo para ficar focado. Um dos primeiros pontos a analisar é a cadeira, que deve ser regulável para se ajustar à sua altura e ter braços que consigam entrar embaixo da bancada. É muito comum que as pessoas comprem sem esse cuidado e acabem tendo que trabalhar longe da mesa, o que gera dores no pescoço e nas costas”, explica a arquiteta Fabiana Visacro.

home office
Fabiana Visacro. Foto: Henrique Queiroga

Outro cuidado importante é com a bancada, que deve ter espaço suficiente para abrigar tudo o que você precisa usar com frequência. “Você até consegue ter uma mesa de 45 centímetros quando usa notebook, mas não é o ideal, porque fica apertado e ao colocar qualquer outro objeto ali (como uma agenda ou caderno) pode causar distração e sensação de desconforto. Prefira ter pelo menos 55 centímetros ou busque por opções que tenham gavetas embutidas para guardar seus acessórios e deixar o máximo de área livre”, indica.

home office (decoração)Foto: Africa Studio/Shutterstock

Planeje seus eletrônicos

Você faz impressões, ou a maior parte do seu trabalho é realizado de maneira eletrônica? É necessário um monitor grande, ou um bom notebook é suficiente? Essas são algumas respostas essências para se planejar bem e adquirir os equipamentos indispensáveis para o bom funcionamento da sua rotina. “É importante saber o que você necessita para ter tomadas suficientes e nos locais certos, perto da sua mesa de trabalho. Se o seu espaço não tem essa disponibilidade – e você não quer quebra-quebra – uma solução é usar a fita elétrica, um fio bem fino que é tirado de outra tomada e puxado discretamente até onde você precisa”, conta.

Deixe o que é importante à mão

Se você acessa arquivos ou precisa de materiais de apoio, como livros e catálogos, com frequência não é prático deixar estes itens do outro lado da sala – afinal, ir e voltar o tempo todo dispensa um tempo valioso e acaba por tirar a sua concentração. “Tudo que é muito utilizado deve estar ao alcance das mãos, seja em armários aéreos, estantes, nichos ou prateleiras. É preciso ficar pensando em alcançar sem sair da cadeira ou esticar-se muito, então use a distância do seu próprio braço (enquanto sentado na sua mesa) para ver onde posicionar”, esclarece.

Foto: Jack Frog/Shutterstock

Acerte a iluminação

A luz natural geralmente não é o bastante para trabalhar, afinal, é bem provável que você precise ler por muitas horas. “Precisamos de uma boa iluminação para enxergar bem, tanto com luz geral, quanto com luz focada, sem gerar sombras. Se for utilizar luminárias é importante que elas não formem um círculo de luz sobre a bancada (que deve ser iluminada por inteira), porque isso é prejudicial para a sua visão. Para as lâmpadas, hoje temos uma grande infinidade de opções de LED, e o melhor é buscar pelas neutras. Apesar do que as pessoas acreditam, as brancas não são as melhores escolhas porque elas chegam a ser azuladas, muito frias e podem te cansar em poucas horas”.