Festa de casamento exige muita dedicação dos noivos para fazer escolhas e acertar todos os detalhes. E é em meio a tanta correria que precede o grande dia, que acontece um dos eventos mais divertidos para a noiva: o chá de cozinha (também conhecido como chá de panela).

Para não tumultuar com as atividades do casamento em si, os preparativos devem começar cerca de 3 meses antes da data planejada para o chá. Mas você não precisa fazer tudo sozinha. Convide as amigas (principalmente as madrinhas) e parentes próximos para ajudar. Além de dividir as tarefas, elas ficarão felizes em participar deste momento tão especial.

Como são muitos os detalhes, a gente resolveu te dar uma ajudinha:

Local

Essa deve ser a primeira coisa a definir, já que a decoração, o número de convidados e até o cardápio dependem dessa escolha. Vale o salão do prédio da madrinha, a casa da mãe ou algum espaço alugado separadamente. O importante é que seja um espaço reservado para que vocês possam brincar à vontade.

Com o espaço definido, use a criatividade para decorar e tornar o ambiente mais divertido. Você pode usar flores, balões, louças em porcelana, rendas e fitas coloridas, por exemplo.

Imprima algumas fotos de momentos divertidos que você já teve com suas convidadas. Elas vão se sentir especiais e irão valorizar ainda mais esse dia.

Lista de presente

Embora muitos locais ofereçam listas prontas, você deve dedicar um tempo extra para fazer a sua lista personalizada. É importante saber o que vocês realmente precisam para a casa nova. Vale pedir ajuda para a mãe, a sogra e as amigas casadas – elas podem dar dicas valiosas sobre o que mais usam no dia a dia. Para quem já mora junto, a lista deve conter itens que vocês ainda não tem ou itens que podem ser substituídos por produtos mais modernos, como cafeteiras, por exemplo.

Dica: Faça a lista de presente em um lugar que tenha a opção de lojas físicas e online para a comodidade das suas convidadas.

Convidadas

Embora muito divertido, o chá de cozinha é um momento íntimo. Nesse caso, você não precisa convidar todas as mulheres que estão na lista do casamento. Convide as madrinhas, amigas próximas e familiares que estão presentes no dia a dia.

Envie os convites com antecedência para não correr o risco de sua amiga ter uma viagem marcada para aquela data, além de dar tempo suficiente para elas comprarem os presentes da lista. Eles podem ser enviados por e-mail ou entregues pessoalmente.

Comidinhas

Aqui vale o que tem mais a cara da noiva e o que combina com o local definido. Se for em um ambiente aberto, pode ser churrasco, se for à noite, rodízio de pizza. Durante o dia, petiscos diversos como salgadinhos e sanduíches.

Como o evento é descontraído e todo mundo quer participar das brincadeiras, prefira as opções que possam ser consumidas sem talheres, como finger foods e docinhos. Prepare alguns drinks especiais, como batidas com frutas ou tacinhas de espumante para brindar a nova etapa.

Brincadeiras

Como essa parte é de responsabilidade das convidadas, a noiva só precisa de uma coisa: estar de bom humor! O chá de cozinha é uma tradição e as brincadeiras também, nada disso combina com noiva mal humorada e que não esteja no clima de brincar.

Algumas opções de brincadeiras:

  • Adivinhe os presentes (apalpe a embalagem e chute o que é, antes de abrir. Se errar, pague um mico escolhido pela dona do presente)
  • Escreva uma receita (em um caderno, as convidadas vão escrever uma receita para que a noiva guarde o livro de recordação e coloque em prática os dotes culinários depois do casamento)
  • Palavras proibidas (as madrinhas selecionam palavras que a noiva não pode dizer, como “verdade”, “não”, “obrigada”… se ela disser, precisa fazer alguma coisa pré determinada)
  • Adivinhe a resposta do noivo (alguém faz perguntas para ele e grava as respostas; no dia do chá, a noiva precisa adivinhar o que ele respondeu)
  • Avental de lembrança (peça para as convidadas escreverem uma mensagem em um avental de pano ou de plástico, assim que chegarem. A noiva vai usar o avental durante as brincadeiras e depois guardá-lo de recordação)
  • Nome da noiva (a noiva escolhe um nome diferente e todas as convidadas precisam chamá-la por esse nome; quem chamar pelo verdadeiro terá que dançar uma música, por exemplo)

Lembrancinhas

Para eternizar esse dia, nada melhor do que uma lembrancinha né? Como o evento é mais íntimo e a quantidade de pessoas é reduzida, vale apostar em algo diferente, como velinhas aromatizadas, marca-página temático, enfeites, vasinho com flores ou temperos, docinhos em embalagens personalizadas (brigadeiro de colher na panelinha, por exemplo). Ainda na temática do lar, aposte em itens personalizados, como pano de prato, canecas ou taças (a taça do brinde pode ser a lembrancinha) com dizeres divertidos.

Lembre-se que este é um momento único e especial. Além de ajudar a completar os utensílios para a casa nova, o evento é uma ótima oportunidade para reunir amigas e familiares pouco antes do grande dia. Aproveite e divirta-se!

Você também pode gostar de:
PRODUTOS QUE FACILITAM O DIA A DIA DOS RECÉM CASADOS